Sisutec 2016: cursos, vagas, inscrição, confira todos os detalhes a respeito da nova edição do programa, criado pelo governo federal, e saiba como concorrer às vagas em cursos grátis, oferecidas para o segundo semestre.
Com um modelo similar ao do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas gratuitas no ensino superior, o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) oferece vagas em cursos técnicos e profissionalizantes, capacitando os participantes para o mercado de trabalho.
O programa traz vagas tanto em instituições de ensino profissionalizante da rede pública quanto da rede privada, sendo que em ambos os casos, os contemplados têm direito a uma bolsa integral, para estudar de graça, em cursos de média e longa duração.
CONTEÚDO
Sisutec 2016: cursos, vagas, inscrição
Realizado duas vezes ao ano, o Sisutec 2016 terá a sua próxima edição acontecendo no segundo semestre. O Ministério da Educação ainda não divulgou as informações sobre o programa, mas a expectativa é de que sejam disponibilizadas dezenas de milhares de vagas, em todo o Brasil (foram 83 mil vagas na edição mais recente).
Entre os cursos técnicos gratuitos que devem ter vagas abertas na segunda edição do Sisutec 2016, estão os cursos de:
- Técnico em Informática
- Técnico em Logística
- Técnico em Meio Ambiente
- Técnico em Enfermagem
- Técnico em Farmácia
- Técnico em Química
- Técnico em Estética
- Técnico em Mecânica
- Técnico em Cuidados de Idosos
- Técnico em Guia de Turismo
- Técnico em Eletrotécnica
- Técnico em Agronegócio
- Técnico em Nutrição e Dietética
- Técnico em Redes de Computadores
- Técnico em Análises Clínicas
- Técnico em Radiologia
- Técnico em Computação Gráfica
- Técnico em Segurança do Trabalho
- Técnico em Agropecuária
- Técnico em Eletrônica
Assim que as inscrições forem abertas, basta acessar o site do Sisutec para conferir todas as opções Sisutec vagas 2016.
Inscrições Sisutec segundo semestre 2016
O período de inscrições Sisutec 2016 segundo semestre ainda não foi aberto. A expectativa é de que os cadastros sejam recebidos no início do segundo semestre, através do site http://sisutec.mec.gov.br.
Como participar do Sisutec 2016? Basta acessar o site informado acima, no período de inscrições abertas, e se cadastrar, gratuitamente, usando o número de inscrição e a senha do Enem 2015.
Como as notas do Enem são utilizadas para a seleção de alunos dos cursos Sisutec, só pode participar quem fez a edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio.
Cidades com vagas Sisutec 2016
A oferta de cursos grátis Sisutec 2016 varia de acordo com a cidade em que as qualificações estão sendo oferecidas. Em alguns casos, os cursos são escolhidos conforme a demanda local, para facilitar a disponibilização de mão-de-obra capacitada em falta na região.
Para o segundo semestre, as vagas Sisutec 2016 deverão abranger centenas de municípios, de todos os estados. Ou seja, tanto os moradores das grandes cidades e das áreas metropolitanas, quanto quem reside no interior, terão chances de concorrer à qualificação gratuita.
Instituições que oferecem vagas no Sisutec
Os cursos técnicos Sisutec são ministrados em inúmeras instituições de ensino, tanto privadas quanto públicas, parceiras do programa de qualificação do governo federal. Institutos Federais, universidades, faculdades e centros universitários estão entre elas.
Também fazem parte do programa instituições como Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sest (Serviço Social do Transporte) e Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), entre várias outras.
Quem pode participar
Os principais pré-requisitos para participar do Sisutec 2016 são possuir diploma do ensino médio e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2015, além de obtido nota acima de zero na redação do Enem. A seleção dos candidatos é feita com base nas notas do Enem (cada curso possui uma nota de corte).
Entre as vagas oferecidas, a maioria é destinada aos estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola particular. Candidatos com renda per capita de até um salário mínimo e meio também têm direito a reserva de vagas.
Geralmente, o sistema de seleção também abre vagas para quem não participou do Enem, quando há vagas remanescentes. Nesse caso, o pré-requisito básico é ter concluído o ensino médio.
Inscrições para vagas remanescentes Sisutec 2016
Caso haja vagas remanescentes Sisutec 2016, os interessados em preenchê-las poderão se inscrever através do site http://sisutec.mec.gov.br. Para essas oportunidades não preenchidas nas chamadas regulares, geralmente não há a exigência de ter feito o Enem, mas o candidato deve ter ensino médio completo.
Diferenças entre Sisutec e Pronatec
Além do Sisutec, quem deseja fazer curso técnico grátis 2016 também tem à disposição o Pronatec, programa lançado pelo governo federal em 2011 e que já possibilitou a qualificação de milhões de pessoas em todo o Brasil.
Qual a diferença entre Sisutec e Pronatec? Enquanto o primeiro seleciona alunos para o ensino técnico com base nas notas do Enem, o segundo programa é mais amplo, abrindo a participação para qualquer pessoa, mesmo que ela não tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio. A seleção no Pronatec ocorre de forma diferente do que é feito no Sisutec.
Apesar dessa diferença básica, parte das vagas dos cursos técnicos Pronatec são preenchidas por meio do Sisutec, ou seja, pode haver exigência de ter feito o Enem para se candidatar a alguns cursos Pronatec 2016.
Também vale ressaltar que, enquanto o Sisutec oferece, na maior parte dos casos, apenas cursos técnicos, o Pronatec costuma disponibilizar vagas em outras modalidades de ensino, como cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional, aprendizagem, etc.
As inscrições Pronatec 2016 serão abertas em breve, pelo site do programa.
Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.