Com o objetivo de melhorar o acesso dos profissionais da segurança pública do Brasil aos processos de aprendizagem e desenvolvimento de novas técnicas, foi criada em 2005 a Rede EAD (Ensino à Distância), que surgiu através de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Academia Nacional de Polícia.
Por meio de cursos gratuitos e ministrados à distância, os policiais civis, bombeiros militares, policiais militares, agentes penitenciários, guardas municipais, peritos, policiais federais, policiais rodoviários federais e servidores administrativos das instituições vinculadas à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, participam de aulas de capacitação em diversas áreas, para se tornarem ainda mais qualificados para exercer o trabalho da melhor maneira possível.
O EAD SENASP está implantado em todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, possuindo 270 Telecentros, espalhados pelas capitais e principais cidades do interior de cada unidade federativa. Os cursos são oferecidos através de ciclos, sendo que, anualmente, acontecem três ciclos de aulas. Em cada um destes ciclos podem participar até 200.000 alunos, divididos em mais de 3.000 turmas. Cerca de 2.000 tutores participam de cada ciclo e cada turma virtual pode ter o limite de 50 alunos.
CONTEÚDO
Novidades em 2012
Para o ano de 2012, estão programados os ciclos 24, 25 e 26. O ciclo 24 já teve as inscrições encerradas em janeiro, enquanto o ciclo 25 terá o período de inscrições aberto de 10 à 12 de maio e para o ciclo 26 os interessados deverão se cadastrar entre os dias 16 e 18 de maio.
Nesta temporada, foram instituídas novas regras para os participantes do EAD SENASP, com destaque para o desligamento automático dos alunos que não acessarem o ambiente virtual de aulas durante 30 dias consecutivos. Caso isso aconteça, o aluno será considerado evadido.
Cursos oferecidos
Ao todo, o EAD SENASP oferece 65 cursos, que variam de acordo com o ciclo. Alguns dos cursos disponibilizados são Ações para o Controle de Armas (APCA), Análise Criminal (AC), Busca e Apreensão 1 (BEA1), Concepção e Aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Crimes Ambientais (CRA), Espanhol 1 e 2 (ESP1 e ESP2), Investigação Criminal (IC), Papiloscopia, Mediação de Conflitos (MC) e Uso Diferenciado da Força (UDF), entre outros.
Cada curso tem uma carga horária específica, que pode ser de 40 horas/aula ou 60 horas/aula. Para conferir a lista completa de cursos, clique aqui.
Como se inscrever
Os profissionais de segurança pública interessados em participar dos cursos, devem acessar o site do EAD SENASP para se inscreverem. As fichas de inscrição serão analisadas e homologadas pelos gestores, que irão verificar as informações prestadas pelo candidato.
Vale ressaltar que as inscrições para o ciclo 25 estarão abertas entre os dias 10 e 14 de maio de 2012.