As dicas de memorização para estudos são extremamente importantes para quem está se preparando para uma prova importante.
Conseguir se lembrar de tudo que estudou requer técnicas específicas. Para que seja possível ter o máximo aproveitamento de seu aprendizado.
Nós trouxemos dicas importantes que vão fazer toda a diferença em relação ao processo de memorização do conteúdo, confira a seguir!
CONTEÚDO
5 dicas de memorização para estudos que são infalíveis
Todas as dicas são práticas e comprovadas pela ciência, o que permite que você possa ter uma capacidade de memorização muito melhor, confira:
1. Fale alto ao invés de simplesmente ler o conteúdo
Quando estiver lendo um conteúdo muito importante de ser memorizado, é importante falar em voz alta.
Sempre prefira estudar em ambiente calmo, como o seu quarto, para que possa fazer a leitura em voz alta sem incomodar ninguém.
Quando você está ouvindo sua própria voz, consegue estimular o seu cérebro em relação a memorização do conteúdo.
Outra maneira de ativar o mesmo estímulo de memorização em sua rotina de estudos é simplesmente dar aula para si mesmo após concluir o estudo sobre o tema.
Dessa forma, você está falando com suas próprias palavras todo o conteúdo que estudou. E a partir daí, terá acumulado novos conhecimentos sobre o tema em questão. Estimulando o seu cérebro a decorar cada detalhe de suas falas sobre o conteúdo estudado.
2. Procure criar associações mentais
Sempre que você deseja aprender todos os detalhes sobre um conteúdo em específico, é interessante criar associações sobre ele.
De modo que, possa fazer esse processo detalhado de memorização que fará toda a diferença para que o conteúdo tenha sentido em sua memória.
Lembre-se que conhecimento é construção de informações. Por isso, quando você estimula seu cérebro a memorizar um conteúdo associando a algo que já conhece, o processo é muito mais simples para a fixação da informação na memória.
3. Desenhe mapas mentais
Quem tem uma memorização mais fácil a partir da visualização de imagens, pode aproveitar para desenhar mapas mentais.
De modo que, as informações fiquem mais simples de visualizar em esquemas visuais que estimulam o seu cérebro a memorizar toda vez que o conteúdo é revisado por meio do mapa.
4. Durma e faça exercícios físicos
Não negligencie as 8 horas de sono noturno e a atividade física! Dormir bem e se exercitar são métodos importantes para a saúde mental e melhora da performance do cérebro.
Geralmente, as pessoas que possuem um grande volume de material a ser estudado negligenciam os cuidados com a saúde, sono, alimentação, prática de atividade física e outros fatores que acham que podem ser negligenciados temporariamente em prol do objetivo.
Entretanto, esse hábito é prejudicial para a oxigenação do cérebro, bom funcionamento do corpo e capacidade de memorização.
O ideal mesmo é que você organize sua agenda para fazer ao menos 30 minutos de caminhada, comer saudável, dormir bem e estudar o conteúdo necessário.
5. Faça revisões periódicas
Jamais negligencie o poder das revisões, simulados e correções para revisar. Dessa forma, você saberá quais são os conteúdos que geram erros e que estão te impedindo de fechar a prova.
Revise ao menos uma vez por semana tudo que estudou, para fixar o conteúdo na memória e garantir bons resultados na aprovação.
Além das dicas sobre técnica para memorizar estudos, você pode optar por fazer algum curso de memorização gratuito, onde você vai aprender algumas técnicas e atividades específicas para esse objetivo. Veja dicas de cursos AQUI.
Aproveite as dicas e implemente em sua rotina de estudos, para ter o resultado que sempre desejou.