A falta de profissionais qualificados tem atingido várias áreas do mercado de trabalho. Uma delas é a construção civil, que possui demandas para pedreiros, mestres de obras, engenheiros e demais funções.
Para aproveitar esta carência, você pode realizar cursos profissionalizantes e, assim, investir em sua formação. O curso técnico em edificações, por exemplo, é uma boa opção para você garantir o seu espaço neste setor, cuja demanda deve aumentar ainda mais com as obras da Copa de 2016 e as Olimpíadas de 2016.
Saiba mais sobre: Cursos profissionalizantes na área de construção.
CONTEÚDO
Informações sobre a profissão
O técnico em edificações trabalha na execução de várias atividades, como elaboração de planilhas de orçamento, controle de obra, levantamento topográfico, desenvolvimento de projetos, entre outras, tendo a parceria de eletricistas, agrimensores, engenheiros e demais especialistas.
Seu campo de atuação é bastante amplo e inclui construtoras, indústrias de materiais para construção, fábricas de pré-moldados e até laboratórios de pesquisa. Em todos os casos, é fundamental que ele conheça a legislação trabalhista e as normas de segurança a fim de garantir os direitos e deveres dos trabalhadores envolvidos num determinado projeto, e saiba trabalhar em equipe. Em média, o salário inicial oferecido para este profissional é de R$1.454,31.
Informações sobre o curso
O curso técnico de construção civil aborda vários tipos de conteúdos, entre eles: interpretação de projetos, técnicas de segurança do trabalho, elaboração de orçamentos e planilhas de controle, técnicas de preservação ambiental, informática (programas utilizados na criação de projetos) etc.
Durante a formação dos alunos, 10% (no mínimo) da carga horário do curso são dedicados ao estágio, etapa extremamente importante um primeiro contato com os desafios e dificuldades da profissão.
Curso gratuito em edificações
Hoje, existem várias escolas que oferecem cursos em construção civil, como é o caso do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), presente em todo o país. No estado de São Paulo, podemos destacar o trabalho do IFSP (Instituto Federal de São Paulo), das Etecs e das Fatecs, onde os cursos são oferecidos gratuitamente. No caso do IFSP, eles são ministrados nas unidades de Itapetininga, Presidente Prudente, Caraguatatuba, Votuporanga e São Paulo.
Informações sobre: Curso técnico de edificações gratuito SP IFSP.
Veja também: Curso técnico de edificações gratuito Etec, Senai.
Para entrar numa dessas instituições, é preciso passar por um processo seletivo. Por isso, comece a se preparar desde já para as provas e, assim, aumente as suas chances de garantir uma vaga. Lembrando que o curso precisa ser realizado em instituições registradas no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura). Portanto, fique atento na hora de fazer a sua escolha.