No mês de abril de 2011 foi inaugurado no Complexo do Alemão o Centro Vocacional e Tecnológico (CVT), uma unidade profissionalizante da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec). A instituição tem o objetivo de capacitar moradores do local para o mercado de trabalho e está oferecendo 204 vagas para cursos gratuitos. As inscrições devem ser feitas pela Internet até o dia 16 de julho, pelo site: http://www.faetec.rj.gov.br/sca/normas.html .
Para se cadastrar, o candidato deve ter em mãos os seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento, documento de identidade, CPF, comprovante de residência (água, luz ou telefone) e comprovante de escolaridade. As vagas oferecidas são para os cursos: Informática inicial, Montagem e Manutenção de Micro e Operador de Telemarketing.
A seleção dos alunos será feita através de um sorteio público, que será realizado no dia 18 de julho, às 10h. Os resultados podem ser conferidos no site da Faetec ou no mural do CVT Alemão. O período de matrícula acontece entre os dias 18 e 22 de julho. Outras informações: http://www.faetec.rj.gov.br .
A primeira leva de cursos, com turmas formadas no primeiro semestre de 2011, ofereceu vagas turmas de Informática básica, Montagem e Manutenção de Micro, Modelagem, Corte e Costura, Bordado e Customização, Refrigeração, Instalação de Split, Operador de Telemarketing, Assistente Administrativo e Recepcionista. Ao todo, o CVT Alemão pretende formar até 1946 alunos por ano.
O maior objetivo da instituição é formar mão de obra na área de moda e transformar o Complexo do Alemão em um polo de produção. De acordo com o governo do estado do Rio de Janeiro, existe um projeto para capacitar os moradores na produção de moda íntima, com distribuição de máquinas em parceria com a Faperj. Com isso, pretende-se fazer com que o Complexo produza renda e recupere a vida econômica.
Mais informações:
CVT Alemão
Rua Paranhos, 127 – Olaria
Telefones: (21) 2334.7479 / 2334.7501
PAC e Senac Rio oferecem cursos gratuitos
O Complexo do Alemão reúne 13 comunidades, fica situado na Zona Norte do Rio de Janeiro e é uma das localidades que serão beneficiadas pelo convênio do PAC Social da Casa Civil do Governo Federal e do Senac Rio, que oferece cursos gratuitos de qualificação profissional a moradores de diversas comunidades.
O projeto já foi implantado na Rocinha e em Manguinhos no primeiro semestre e chega ao Complexo do Alemão no segundo semestre. O objetivo é qualificar moradores que tenham idade mínima de 18 anos através de cursos com duração média de três meses. Os cursos fazem parte de uma estratégia do Governo Federal de promover o desenvolvimento sustentável das obras e melhorias financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento, preparando, assim, a comunidade para uma melhoria da qualidade de vida através da qualificação de mão de obra.
O número de vagas e o conteúdo dos cursos ainda não foi divulgado, mas os interessados devem ficar atentos ao anúncio do Governo do Estado do Rio de Janeiro sobre o início das matrículas: http://www.rj.gov.br.