Com o aumento da demanda em algumas áreas do mercado de trabalho, têm-se investindo mais na criação de cursos profissionalizantes. Hoje, em quase todo o país é possível encontrar instituições especializadas na qualificação de jovens e adultos em diferentes segmentos. Algumas iniciativas são resultado de parcerias entre órgãos públicos e privados. Em geral, elas oferecem capacitação de forma gratuita, permitindo a socialização do conhecimento entre pessoas mais carente e a geração de emprego e renda.
Nesta quinta feira (29/03), por exemplo, a prefeitura de Ribeirão Preto inaugurou a Escola de Formação Tecnológica (Fortec) Jandyra de Camargo Moquenco, que vai disponibilizar vagas em cursos livres para o público jovem e adulto. O investimento total para o desenvolvimento do projeto foi de R$530 mil, mas a cidade recebeu apoio do Governo Federal, da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão (Acirp), e de outras entidades.
Sem dúvida, o colégio trará benefícios a toda a região, contribuindo para o seu avanço econômico e social. É mais uma oportunidade para a população buscar uma formação diferenciada, especialmente os jovens, que, pela falta de experiência, encontram bastante dificuldade para conseguir um espaço no mercado de trabalho.
Com capacidade para atender 900 alunos, o Fortec vai funcionar no antigo prédio da Companhia de Desenvolvimento Econômico (Coderp). Inicialmente, a proposta era instalar a Fundação na antiga sede da Secretaria de Estado da Fazenda, entretanto, ela não recebeu a permissão do Corpo de Bombeiros. Além disso, inauguração estava prevista para o mês de janeiro. Entretanto, por problemas de estrutura (era necessário consertar algumas infiltrações e os computadores não haviam chegado), a entrega do projeto acabou sendo adiada.
Lembrando que as inscrições para os cursos do Fortec já estão abertas. Os interessados em se matricular devem ter mais de 16 anos e Ensino Fundamental completo. O cadastro pode ser feito no site do governo municipal de Ribeirão Preto, sendo possível se candidatar aos cursos de gestão em recursos humanos, línguas estrangeiras, telemarketing informatizado, analista comercial e marketing com ênfase em vendas e negociação.
Agora é torcer para que a nova escola de formação tecnológica da cidade possa trazer bons resultados e contribuir para a realização profissional dos habitantes da região.